terça-feira, 2 de junho de 2009

animando e animando no começo

Bom, não entendo muito de blogs, então realmente não sei como iniciar, dai resolvi começar explicando o que eu vou postar aqui. Obviamente, falarei sobre animação e Design. Intercalando artigos, tutoriais e alguns trabalhos meus. Resolvi começar com uns tutoriais básicos de animação e flash.

Bom, animação é uma área fantástica para se trabalhar, eu costumo dizer que é uma área sem limites praticamente. Praticamente, porque cabe somente a nossa imaginação para resolver as questões. E a ferramenta Flash veio ajudar bastante, com ela podemos trabalhar bem legal todos os tipos de animação. Seja ela 2D, 3D, ou Stopmotiom.

Nesse primeiro caso como em todo e qualquer livro ou curso de animação, trabalharemos com a famosa boucingball. Pode parecer simples, mas depois falarei de algumas aplicações. Estarei mostrando no flash 8, mas a teoria se aplica tanto no papel, quanto em qualquer versão do flash.

Vamos lá, vamos fazer essa bolinha pulando. Todo mundo sabe que podemos fazer uma bola pulando simplesmente mudando ela de lugar e aplicando um tween (interpolação), e o resultado é mais ou menos esse:

Então, nada real né? Eu sei que podemos amenizar a situação com o easing (aceleração e desaceleração), mas ainda assim algo incomoda.
E que tal se ficasse mais ou menos assim:

Nossa que diferença einh? Pois é, alguns princípios de animação e física fazem milagres. Agora vamos ao passo a passo.

1º Criamos uma bolinha e transformamos ela em gráfico. Porque? bom, porque a animação final fica mais leve em termos de KB, e fica mais fácil depois fazermos simples alterações no objeto. E então vamos a um dos princípios de animação ANTECIPAÇÃO, ela é a “preparação” para uma ação, para quase toda ação que fazemos, existe uma antecipação, sabemos que um personagem pulando, precisa se abaixar primeiro, caso contrário ele simplesmente pareceria sair flutuando do chão. Então no quadro 5 nós aplicamos um outro principio de animação o Squash e Stretch (alongamento e achatamento), e alongamos um pouco a bola como se ela se preparasse para pular. Nesse caso eu achei que 40% a mais de largura seria suficiente.
Em seguida ela volta a seu estado normal, no quadro 9.
Para então começar o esticamento no quadro 13. Usei a mesma proporção do quadro 5, e simplesmente troquei horizontal e vertical nos 40%.
No quadro 17 eu movi a bola de lugar até o ponto mais próximo do alcance máximo.
No quadro 21 ela volta a seu estado normal, pois a pressão do ar não age mais sobre seu corpo (Eita entrou a física).
No quadro 25 ela continua a subir por causa da velocidade e da desaceleração (Não tem como correr da física).
Do quadro 29 em diante continuaremos a repetir os mesmo quadros anteriores, no caso o 29 equivale ao 21, o 33 ao 17, o 37 ao 13 e assim por diante.

Bom, agora temos um diferencial para nossa bolinha pulando, mas e ai? algo mais? Claro este princípio serve para tudo, para um personagem pulando, seja ele humano ou não, para cartunizar um objeto. Você pode fazer um logotipo entrando em cena em queda, e com esses princípios aplicados, você terá o mesmo roteiro (Logotipo cai na cena) mas com um diferencial enorme, diante de seus clientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário